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6 dicas para melhorar as vendas em uma clínica médica

Administrar um negócio nunca é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de crises e pandemias, e nesse sentido administrar uma clínica, mesmo um consultório, não é diferente, na verdade pode ser ainda mais complicado dependendo de como se depara com fatores como vidas humanas. e ética que precisam ser consideradas.

Seja via Fies, bancos privados ou soluções como a Alume para financiar a medicina, o fato é que muitos médicos se formam com muito sacrifício e ao abrir seu consultório ou a própria clínica se deparam com um problema muito comum, a falta de prática na gestão.

O fato é que gerenciar uma clínica ou consultório não é das tarefas mais fáceis e aspectos como necessidades, circunstâncias e necessidades do paciente devem ser levados em consideração para poder prestar um atendimento direcionado e diferenciado.

Mas é possível, SIM, melhorar a gestão da sua clínica médica apenas seguindo algumas dicas bem simples. Quer saber quais são? Continue lendo!

1) Segmente o público

Cada clínica, por mais especializada que seja, costuma receber diferentes tipos de clientes, e saber segmentar seu público já é um bom passo para melhorar suas vendas. Uma dica é organizá-los por critérios como pacientes antigos, novos, ocasionais, regulares, independentes financeiramente etc.

Saiba como atingir cada segmento com ações e promoções específicas ou ainda ofereça vales de desconto na venda de tratamentos ou preços diferenciados para casais membros de uma mesma família, enfim, conhecendo as necessidades de cada segmento terão mais chances de atrair e reter mais clientes.

2) Crie um planejamento de vendas

Primeiro, faça um bom planejamento, defina estratégias e execute planos para conhecer cada passo a ser realizado e ter controle sobre os investimentos necessários e a expectativa de lucro. Para isso é importante definir metas reais, criar promoções e eventos especiais, iniciativas tão importantes na hora de gerar leads e atrair novos clientes.

3) Invista em atendimento humanizado

O paciente deve se sentir especial desde o primeiro momento em que entra na clínica até o final do tratamento, ou seja. H. investir na humanização do atendimento, essencial para que ele se sinta acolhido.

Portanto, demonstre empatia com o médico da recepção, pois ao mostrar que você se preocupa com o paciente, cria um vínculo de confiança que fará com que essa pessoa volte ao seu consultório caso seja necessário.

4) Integre a gestão de vendas com o setor de marketing

Embora ela tenha que obedecer a algumas regras e códigos de ética, isso não significa que ela deva se abster de atividades de marketing que, em última análise, sirvam para fortalecer a imagem da empresa. Procure usar as redes sociais, que são uma ótima forma de divulgar novos serviços, procedimentos e exames, além de participar de convenções e eventos.

5) Não misture despesas pessoais com as contas da empresa

Não misture despesas pessoais com contas hospitalares, que é um dos maiores problemas de gestão, principalmente em empresas menores.

Por isso, crie planilhas e desdobre todas as receitas e despesas incorridas, desde pagamentos a funcionários, compras de insumos, serviços como água, luz e telefone, papelaria: para ter total controle dos gastos mensais.

Uma boa dica é adquirir um software para um controle mais abrangente, completo e prático sobre o fluxo de caixa.

6) Invista na boa comunicação

Uma boa comunicação é essencial para qualquer negócio e as clínicas não são diferentes. Por isso, colaboradores como fornecedores, clientes e pacientes devem ter canais de comunicação simples e de fácil acesso.

E vale a pena investir em reuniões regulares para definir políticas, refletir sobre novas ações e ouvir problemas e sugestões. O importante é que você busque soluções viáveis ​​com base na realidade da sua clínica.

E é isso, se você seguir essas dicas, investir em uma equipe bem treinada, investir em um tratamento digno, fazer um bom marketing, seus pacientes com certeza vão gostar e consequentemente suas vendas vão aumentar.

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