Para fazer marketing médico, você precisa estar ciente das restrições públicas e legais. Quer fazer marketing médico sem erros? Confira esta postagem!

Não é novidade que o paciente de hoje está muito mais exigente e antenado do que no passado. Além disso, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde em geral.
É por isso que o Google se tornou a opção número um quando se trata de pesquisar sintomas e encontrar especialistas bem avaliados por outros na web.
Isso abre uma grande oportunidade para os médicos atrairem mais pacientes e retê-los por meio de estratégias de marketing bem elaboradas.
Mas vale mesmo a pena investir em marketing médico ou o modelo de recomendação já é bastante utilizado? Quais são as maneiras de fazer isso? O que pode e não pode?
Você encontrará a resposta para essas perguntas e muito mais neste guia prático!
Por que vale a pena investir em marketing médico
Para muitos, o bom e velho boca a boca parece funcionar muito bem, sem falar nos catálogos de planos de saúde, que possibilitam o contato com médicos parceiros e garantem uma boa frequência de consultas.
Mas vale a pena continuar apenas dependendo dos convênios? Certamente não!
Por isso você não deve abandonar o marketing. Mas você tem que olhar além do óbvio neste caso. Assim?
O objetivo aqui não é apenas conseguir mais pacientes, mas ajudar mais pessoas. Isso acontece de duas maneiras.
Primeiro, ao criar um conteúdo relevante, pode ajudar muitas pessoas a buscar informações e ajuda diretamente de um profissional, mesmo que seja um colega.
Segundo, o marketing bem feito cria uma relação mais próxima com o público, ou seja, com seus pacientes. Como resultado, eles têm mais confiança em seu trabalho e respondem melhor aos tratamentos e soluções prescritos.
E, claro, você também atrairá mais pacientes, se posicionará como uma autoridade em sua área e, assim, encontrará oportunidades profissionais ainda melhores.
Como Tornar o Marketing Médico Bem Sucedido
Em qualquer estratégia de marketing, há a necessidade de seguir alguns passos básicos que são fundamentais para o sucesso.
Aqui está o que você precisa fazer para criar um plano sólido sem tirar o foco do que mais importa, sua prática médica:
Defina seus objetivos
Há vários objetivos diferentes que você pode perseguir com seu programa de marketing, e até os mencionamos brevemente aqui.
Mas veja novamente, algumas metas que você pode estabelecer:
- Atrair mais pacientes;
- Fidelização com Pacientes Atuais;
- Posicionar-se como autoridade em determinada área de saúde ou tipo de tratamento;
- Educar a sociedade sobre a importância de certas atividades ou os perigos de uma determinada doença.
- Quaisquer que sejam seus objetivos, eles definirão as ações para o restante do planejamento.
Não importa quais sejam seus objetivos, eles definem as ações para o restante do planejamento.
Escolha suas estratégias
Existem muitas estratégias de marketing por aí, então tentar fazê-las todas de uma vez pode ser muito confuso e ineficaz.
A melhor saída é entender o que cada estratégia envolve, seja marketing digital ou tradicional, e escolher as que fazem mais sentido no seu caso.
Bem, dar-lhe algumas dicas sobre como fazer isso mais tarde neste artigo, então continue a ler!
Procure Parceiros Qualificados
Assim como você passou muito tempo estudando medicina cuidando de pacientes, é importante procurar pessoas que se formaram para trabalhar em marketing.
Além disso, uma estratégia de marketing leva tempo e você não poderia fazê-lo sem perder muito tempo tratando pacientes.
Portanto, escolha parceiros qualificados para criar um plano de marketing de acordo com as estratégias que você escolher.
Acompanhe os resultados
Finalmente, é importante acompanhar o progresso de qualquer tática de marketing para ver se está funcionando ou não.
Em alguns casos, podem ser necessárias mudanças para atingir as metas que você definiu.
Esta é uma parte importante do processo de marketing e os parceiros que você contrata devem saber como fazê-lo.
4 Estratégias Seguras para o Marketing Médico
O marketing – principalmente o digital – possui diversas estratégias para gerar retorno sobre o investimento.
Mas quais combinam bem com o marketing médico? Separamos apenas 4 para te dar um bom começo, tanto online quanto da forma tradicional. Veja quais são:
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das formas mais importantes de atrair pessoas hoje em dia, pois tem um retorno de investimento muito alto.
Ao fornecer conteúdo relevante para o tipo de pessoa que você está tentando alcançar, será possível prender a atenção do seu público-alvo e realmente ajudá-lo.
Email Marketing
O email marketing é uma ótima ferramenta para engajar quem já demonstrou interesse em seu conteúdo.
Com um boletim informativo, você pode vincular o público e ajudá-lo ainda mais individualmente com informações adaptadas aos seus interesses.
Se você ainda está em dúvida, aqui estão pelo menos 20 motivos para usar o email marketing!
Site transformável
Um site bem projetado e transformável deve ser uma de suas prioridades ao investir em marketing médico. Lá?
Ao contrário das redes sociais, você pode usar o site para atrair pacientes, por isso é importante otimizar ao máximo esse canal. Como?
O design responsivo, ou seja, um site que também está preparado para uso em dispositivos móveis, é um caminho. Além disso, existem muitas outras maneiras de otimizar um site para conversão.
Identidade visual
Uma identidade visual bem clara e esteticamente agradável é importante para que o público possa identificar facilmente que é o seu escritório.
Essa identidade deve estar claramente visível em todos os canais de comunicação que você usa, seja em seu site e perfis de mídia social, ou em um cartão de visita e receita médica.
Como usar as mídias sociais no marketing médico
As redes sociais também estão entre as formas de fazer bem o seu marketing, mas são tantas redes que resolvemos falar de cada uma individualmente.
Além disso, é importante lembrar que algumas práticas comumente utilizadas pelas empresas nas mídias sociais não são permitidas no marketing médico.
Então aqui está o que procurar e como aproveitar ao máximo o que essas ferramentas oferecem sem infringir nenhuma lei:
Antes de tudo, é importante que você evite criar um perfil pessoal para o seu consultório médico. Em vez disso, é apropriado usar o recurso de marca e negócios chamado Fanpage.
Esse tipo de página oferece muito mais recursos para construir um relacionamento próximo com seus pacientes, compartilhar conteúdo relevante e até mesmo o tipo de público selecionado que deve receber suas postagens.
Twitter é uma rede social dinâmica onde os usuários trocam mensagens curtas de até 140 caracteres e é um dos principais meios de transmissão de notícias e notícias ao vivo.
Algumas maneiras de fazer bom uso do Twitter incluem compartilhar links de saúde relevantes, enviar alertas de autoridades de saúde e destacar os benefícios de certas práticas de prevenção.
Instagram cresceu tanto que se tornou indispensável no marketing médico. Mas como pode ser usado?
Mais voltada para fotos e vídeos curtos, essa rede tem um tom leve e divertido. Portanto, é importante não adotar um tom excessivamente sério ao usá-lo.
Uma boa ideia é apresentar fotos e vídeos que destaquem fatos e fatos interessantes sobre diferentes doenças e tratamentos. Tente usar imagens de alta qualidade que atraiam seguidores.
LinkedIn é uma rede social com propósito profissional, o que significa que você pode se conectar com seus pacientes e colegas.
Portanto, essa rede não é apenas um canal de marketing, mas também um bom lugar para fazer networking e promover sua marca pessoal.
Use também o LinkedIn para publicar artigos publicados em revistas médicas e mostrar sua formação e histórico profissional.
Bônus: Whatsapp
É verdade que o Whatsapp não é realmente uma rede social, mas é uma excelente ferramenta de comunicação que pode ser usada para prestar atendimento personalizado aos pacientes.
À medida que continuamos Como você verá abaixo, não está autorizado a consultar ou diagnosticar alguém remotamente, mas o aplicativo ainda pode ser usado para responder a perguntas simples, lembrar de procedimentos, enviar resultados de exames etc.
6 erros para evitar em sua estratégia de marketing
A prática do marketing médico é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e não pode simplesmente seguir o que outras indústrias estão fazendo. Saber fazer marketing médico eticamente é importante.
Os 6 erros a seguir são essenciais para evitar para que a divulgação não se torne motivo de dores de cabeça:
Promover uma área de especialização que você não possui
Isso é proibido mesmo indiretamente, talvez porque implique que seja usado para tratar certos órgãos ou tratar pacientes com certas doenças.
Este tipo de divulgação só deve ser realizado por profissionais devidamente encaminhados para Áreas especializadas e funções reconhecidas pelo CFM.
Envolvendo seu nome em propaganda enganosa
Este ponto é bastante óbvio para qualquer marca que se preze, mas tem implicações ainda mais sérias no marketing médico.
O conceito de propaganda enganosa é muito amplo, portanto, você deve ter muito cuidado com os tipos de marcas e produtos aos quais associa seu nome e imagem da empresa.
Por fim, não importa se você teve a iniciativa de fazer propaganda enganosa, a responsabilidade é a mesma, apenas por ser mencionado em tais promoções.
Promover equipamentos para demonstrar capacidades superiores
Talvez você tenha feito um grande investimento em equipamentos de qualidade para sua prática, sabendo que outros não são tão bem estruturados.
Sua primeira ideia pode ser divulgar esse sistema de som como um diferencial, certo? Acontece que isso não é permitido pelo CFM.
Uma boa forma de mostrar que possui a estrutura necessária seria mostrar a importância desses dispositivos para diagnóstico e tratamento por meio de conteúdos relevantes, como: B. Destaque posts de blogs relacionados ao tema.
Exibição de fotos de pacientes
A exibição de fotos de pacientes, seja na forma de celebridades e selfies ou em comparações de antes e depois, também é uma prática que viola a regulamentação de marketing médico.
E se assim for, você se pergunta, mesmo se você tiver a permissão dos pacientes, ainda é proibido.
A ideia é que os pacientes não devem ser expostos para incentivar um profissional, outros meios podem ser utilizados para isso.
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